Por ser o maior produtor nacional de soja, Mato Grosso também lidera com folga como o maior exportador brasileiro do grão. No primeiro semestre deste ano, o estado embarcou 14,4 milhões de toneladas ao exterior, volume 2% superior ao vendido na mesma época do ano passado. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Para entender a importância do estado para o setor no país, o segundo estado a mais exportar é o Paraná, que embarcou de janeiro a junho 4,4 milhões de toneladas, 30% a menos (vale lembrar que o estado teve forte quebra na safra por conta do clima) que os 6,3 milhões de toneladas de 2018. Se considerar todo o ano passado os paranaenses exportaram um total de 12,9 milhões de toneladas, bem menos que os primeiros 6 meses deste ano em Mato Grosso.
Apenas a Bahia (+6), Santa Catarina (+0,1%) e Mato Grosso (+2) exportaram mais este ano do que no ano passado. os piores resultados foram registrados pelo Rio Grande do Sul com -42%, Minas Gerais com -32%, Paraná com -30%, São Paulo e Goiás com -27% cada um, e o Maranhão com -20%.
Ao todo país exportou 44,5 milhões de toneladas de janeiro a junho deste ano, 3,6% a menos que os 46,2 milhões de toneladas embarcadas no mesmo período do ano passado.