A ocorrência foi confirmada pela Aprosoja. O foco de ferrugem foi identificado em uma lavoura comercial no município de Sorriso, a cerca de 390km de Cuiabá. Este é o primeiro caso da doença registrado na safra 2010/2011 no Estado.
? Foram realizados testes em laboratórios oficiais que confirmaram ontem (dia 12) a presença da doença ? explica Luiz Nery Ribas, gerente técnico da Aprosoja.
O surgimento da ferrugem acontece dois meses mais tarde do que na safra passada, quando o primeiro caso foi contabilizado em novembro. Esta trégua foi consequencia do atraso do plantio, das condições climáticas desfavoráveis para a proliferação do fungo causador da doença e principalmente do empenho dos produtores, que fizeram a lição de casa: cumpriram o vazio sanitário e monitoraram constantemente a plantação.
Agora a orientação é intensificar ainda mais este acompanhamento, já que as previsões apontam chuvas concentradas em Mato Grosso entre janeiro e fevereiro.
? A partir de agora a condição climática é favorável à disseminação da ferrugem e o monitoramento constante é a melhor estratégia para evitar problemas ? alerta Luiz Ribas.
Na safra 2009/2010, Mato Grosso foi o campeão nacional no número de focos de ferrugem: 624 ao todo. Os produtores realizaram em média 3 aplicações de fungicidas para controlar o avanço da doença.
A Aprosoja alerta aos produtores para que em caso de suspeita de ferrugem procurem os minilaboratórios da entidade, que estão instalados em todos os 16 municípios onde a associação possui núcleos.