Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso identifica primeiro foco de ferrugem da safra

Doença foi detectada em uma lavoura localizada no município de SorrisoIdentificado o primeiro foco de ferrugem asiática desta safra em Mato Grosso. A doença foi confirmada em uma lavoura localizada no médio norte do Estado. A recomendação agora é intensificar o monitoramento das plantações.

A ocorrência foi confirmada pela Aprosoja. O foco de ferrugem foi identificado em uma lavoura comercial no município de Sorriso, a cerca de 390km de Cuiabá. Este é o primeiro caso da doença registrado na safra 2010/2011 no Estado.

? Foram realizados testes em laboratórios oficiais que confirmaram ontem (dia 12) a presença da doença ? explica Luiz Nery Ribas, gerente técnico da Aprosoja.

O surgimento da ferrugem acontece dois meses mais tarde do que na safra passada, quando o primeiro caso foi contabilizado em novembro. Esta trégua foi consequencia do atraso do plantio, das condições climáticas desfavoráveis para a proliferação do fungo causador da doença e principalmente do empenho dos produtores, que fizeram a lição de casa: cumpriram o vazio sanitário e monitoraram constantemente a plantação.

Agora a orientação é intensificar ainda mais este acompanhamento, já que as previsões apontam chuvas concentradas em Mato Grosso entre janeiro e fevereiro.

? A partir de agora a condição climática é favorável à disseminação da ferrugem e o monitoramento constante é a melhor estratégia para evitar problemas ? alerta Luiz Ribas.

Na safra 2009/2010, Mato Grosso foi o campeão nacional no número de focos de ferrugem: 624 ao todo. Os produtores realizaram em média 3 aplicações de fungicidas para controlar o avanço da doença.

A Aprosoja alerta aos produtores para que em caso de suspeita de ferrugem procurem os minilaboratórios da entidade, que estão instalados em todos os 16 municípios onde a associação possui núcleos.

Sair da versão mobile