Mato Grosso já colheu 2% da safra de soja

Dados do Imea demonstram que ritmo de colheita cresceu em praticamente todo o Estado

Produtores de Mato Grosso já colheram soja em 2% do total de área plantada na safra atual, o equivalente a 8,9 mil hectares, até o dia 8 de janeiro. O dado da colheita parcial é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que aponta um crescimento em relação à safra 2013/2014.

• Faça sua inscrição para a Abertura Oficial da Colheita

Em quase todas as regiões do Estado, exceto na Oeste, o percentual de colheita aumentou no mesmo período, e os produtores contam com o bom tempo para que o ritmo se mantenha o mesmo até o final de fevereiro.

– O clima está ajudando muito a colheita, estamos tendo bastante sol e isso influencia. Mas o ritmo está normal e vai se intensificar a partir das próximas semanas. O forte mesmo será a partir da segunda semana de fevereiro, em virtude do atraso do plantio no ano passado, com a estiagem – comenta o vice-presidente da região Norte da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Silvésio de Oliveira.

Embora tenha tido uma queda de quase 50% do total colhido durante o mesmo período do ano passado (de 8,4% para 4,9%), o oeste de Mato Grosso foi o que mais colheu até agora, com 1.089 hectares de área. Já onde ainda não se iniciou a colheita foi nas fazendas do Leste, cujos produtores, historicamente, plantam e colhem mais tarde.

– Aqui, a colheita só inicia no final de janeiro mesmo. Normalmente, planta-se mais tarde e, nesta safra, por conta do atraso do plantio, será um pouco mais tarde ainda. Estamos esperando para o final de janeiro e início de fevereiro – salienta o vice-presidente da Aprosoja-MT na região, Endrigo Dalcin.

Outra região onde já se comemora o andamento da colheita é no Sul de Mato Grosso. Em parte das áreas plantadas já se conseguiu colher ainda antes do Réveillon, onde o algodão já está inclusive sendo plantado, segundo o vice-presidente da Aprosoja-MT na região, Alexandre Schenkel.

– Acredito que até o início da próxima semana, já teremos 3% das áreas colhidas. Vimos propriedades extensas colhendo antes do Ano Novo, o que historicamente não acontece. O ritmo está muito bom e já estamos plantando algodão sobre essas áreas – informa. A região já colheu, conforme o Imea, em 2,4% da área plantada (1,9 mil ha).

Porém, de acordo Schenkel, como a janela de plantio no Sul e no Sudeste compreendeu um período maior, de 15 de setembro a 15 de novembro, a colheita da soja deve se estender até depois de fevereiro.

– Nesta safra não foi plantado tudo numa etapa só, tivemos uma situação atípica em virtude da estiagem maior. Por isso, colheremos até fevereiro ou mais – finaliza.

Aprosoja-MT

>>> Veja mais notícias sobre soja