Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso tem 1º caso de ferrugem na soja desta safra

Já são sete focos da doença registrados nesta temporada; Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo também foram afetados

Canal Rural, com informações do Estadão Conteúdo
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) informou que foi identificado no último sábado, dia 3, o primeiro caso de ferrugem asiática em lavouras de soja do estado na safra 2016/2017. A doença foi identificada no município de União do Sul, no norte de Mato Grosso.

“A doença foi encontrada na variedade M 8372 IPRO, em R5, que é a fase de enchimento de grãos. Na área, foram feitas duas aplicações preventivas de fungicidas”, contou em nota Roseli Giachini, coordenadora da comissão de Defesa Agrícola da Aprosoja.

Segundo a entidade, os agricultores devem ficar alertas e monitorar as lavouras, ajustando os manejos preventivos. “Além da atenção redobrada, é preciso usar fungicidas com diferentes modos de ação”, orienta Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja.

A ferrugem asiática foi descoberta em Mato Grosso na safra 2004/2005 e, nestes 11 anos, já causou prejuízo estimado de mais de US$ 30 bilhões no país.

Leia também:
Aumentam os casos de ferrugem asiática no país
Primeiro caso de ferrugem asiática surge em São Paulo

Com a identificação da ferrugem em Mato Grosso, sobe para sete o número de focos da doença no Brasil nesta temporada, levando-se em conta informações publicadas no site do Consórcio Antiferrugem. No Centro-Oeste, a ferrugem foi registrada na última semana no município de Amambaí, Mato Grosso do Sul. Anteriormente, também foram detectados três focos no Paraná (apenas um deles confirmado pela Embrapa) e dois em São Paulo.

mapa-ferrugem-7-casos

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile