Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso do Sul antecipa fim do vazio sanitário para plantio da soja

Objetivo é ajustar o calendário ao dos Estados de Mato Grosso, Paraná e São Paulo, afirmam entidades do setorOs produtores de soja de Mato Grosso do Sul estão liberados para o plantio do grão a partir do dia 15 de setembro. O fim do vazio sanitário, período que proíbe o cultivo da soja, foi antecipado pelo governo estadual, que atendeu ao pedido da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja/MS). A medida visa ajustar o calendário seguido pelos Estados vizinhos de Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

A alteração do prazo foi publicada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul nesta quinta, dia 12. O novo texto da Lei nº 4.218 estabelece o vazio sanitário vegetal para cultura da soja no período de 15 de junho a 15 de setembro. A medida, adotada no Brasil desde 2006, objetiva prevenir e controlar a ferrugem asiática, principal problema para perdas de soja no país. No total, 11 Estados adotam o manejo, que tem período diferenciado em algumas regiões.

De acordo com o assessor técnico da Famasul, Lucas Galvan, o pedido de mudança no prazo foi feito em função do início da safra nos outros Estados, o que aumentava o risco de a doença chegar em Mato Grosso do Sul. Para Galvan, a mudança também beneficia o produtor, já que permite iniciar o plantio da soja em setembro, período que tem se mostrado favorável para a germinação das sementes.

Sair da versão mobile