Mato Grosso do Sul: segundo turno com Delcídio Amaral e Reinaldo Azambuja

Simone Tebet (PMDB) foi eleita senadora no EstadoDelcídio Amaral (PT) e Reinaldo Azambuja (PSDB) disputarão o governo de Mato Grosso do Sul no segundo turno das eleições. Para o Senado, os sul-matogrossenses elegeram Simone Tebet (PMDB). Ela já foi prefeita de Três Lagoas e deputada estadual. Em 2010, foi eleita vice-governadora na chapa do atual governador, André Puccinelli (PMDB).

Confira as propostas dos candidatos de Mato Grosso do Sul:

Delcídio do Amaral (PT)

– Concluir as rodovias MS-165 e MS-299 e a pavimentação da BR-419; pavimentar estradas estaduais (menos de 40% das estradas do estado são asfaltadas), aumentar
a capacidade de navegação pela hidrovia do Rio Paraguai e reestruturar a antiga ferrovia Noroeste do Brasil; investir em portos secos.

– Estimular a instalação de novas indústrias (de pequeno e médio porte) no campo e aumentar o volume de crédito para a agricultura familiar, micro e pequenas empresas, cooperativas e empreendimentos de economia solidária.

Confira o programa completo de governo do candidato

Reinaldo Azambuja (PSDB)

– Criar a Secretaria de Estado do Agronegócio e da Agricultura Familiar para promover uma “economia dinâmica” no Estado e participar efetivamente nas mediações de conflitos de terras indígenas, além de conduzir um Programa de Subvenção Estadual ao Seguro Rural.

– Revisão dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado (Fundersul). Hoje o município que tem mais ICMS recebe mais recurso. Vai defender o critério do tamanho da malha viária: quem tem mais estrada e mais ponte tem que ter mais dinheiro para atender o segmento produtivo – e deixar de aplicar os recursos do fundo, pago pela classe produtiva, em pavimentação de vias estritamente urbanas – e aplicar na recuperação de estradas e pontes para melhorar o escoamento da produção.

Confira o programa de governo completo do candidato