Mato Grosso tem 115 ações de reintegração de posse, diz CNA

Dados são parte dos primeiros resultados do Observatório das Inseguranças Jurídicas no CampoO Mato Grosso possui 115 ações de reintegração de posse ativas na Justiça Estadual, concentradas na Vara Agrária de Cuiabá, segundo levantamento realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), apresentado nesta sexta, dia 5, por meio de nota à imprensa. Os dados são parte dos primeiros resultados do Observatório das Inseguranças Jurídicas no Campo, lançado pela CNA no início deste ano.

Dessas ações, de acordo com a CNA, 33% estão com liminares deferidas e cumpridas; 27% com liminares deferidas e não cumpridas; 24% ainda estão com pedido de liminar não apreciado; 15% com ações liminares indeferidas e 1% das ações sem pedido de liminar.

? No Mato Grosso, dois milhões de hectares estão em litígio. Isso significa menos produção e menos emprego ? comentaram os técnicos da CNA no boletim.

Pelos cálculos da CNA, os tributos que deixam de ser arrecadados com essas ações somam R$ 874 milhões por ano. Além disso, a instituição projeta que 13,6 mil empregos diretos deixam de ser gerados no Estado. O primeiro mapeamento do impacto econômico das invasões teve o Mato Grosso como foco, mas, de acordo com a nota à imprensa, a análise será ampliada para todo o Brasil por meio das informações fornecidas pelas Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária, sindicatos rurais e pelos próprios produtores rurais.