? A reunião ocorre em um contexto internacional de forte influência na agricultura por conta das mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo mundo ? esclarece Adoniran.
O evento tem como objetivo reunir o grupo consultivo do Fundo Global para Redução de Desastres e Recuperação (GFDRR), para trocar experiências e expôr aos participantes as ações desenvolvidas pelo Brasil e por outros países participantes para minimizar o impacto das perdas ocasionadas no setor agrícola por fatores climáticos como excesso de chuvas ou longos períodos de seca.
A delegação brasileira é integrada também pelo representante do Ministério de Relações Exteriores, secretário Elter Nehemias Santos Barbosa, e pelo assessor para assuntos internacionais do MDA, Leonardo Recupero.
O GFDRR, fundado em 2006, é um fundo que envolve 32 países e seis organizações internacionais empenhadas em ajudar famílias de baixa e média renda que vivem em países em desenvolvimento. Por intermédio do Banco Mundial, os parceiros apoiam projetos criados para reduzir os riscos de desastres e recuperação pós-desastre e de adaptação às alterações climáticas ocasionadas por fenômenos naturais, envolvendo governos, sociedade civil, setor privado, comunidades e indivíduos.
O Brasil confirmou sua participação no GFDRR em 2009, apoiando ações voltadas para o setor de seguro agrícola de países como Guatemala e Sudão, entre outros em desenvolvimento.
O diálogo foi organizado pela entidade internacional e conta com a participação de representantes dos 32 países membros do GFDRR e do Banco Mundial. Informações adicionais podem ser obtidas no site do evento www.gfdrr.org.