MDA destina quase R$ 5 milhões para recuperação agrícola da região serrana do Rio

Crédito deverá ser investido em empreendimentos de agricultura familiar prejudicados pelas enchentes de janeiroO Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) reuniu, nessa quinta, dia 28, na capital do Rio de Janeiro, prefeitos e secretários de agricultura de sete municípios da Região Serrana do Estado para anunciar a liberação de R$ 4,9 milhões para recuperação de empreendimentos da agricultura familiar prejudicados pelas enchentes de janeiro deste ano.

São, ao todo, sete retroescavadeiras, sete caminhões e nove patrulhas mecanizadas, adquiridos com o recurso do Governo Federal, que vão ser repassados aos municípios de Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis.

 ? As prefeituras deverão se cadastrar no Siconv, preencher os dados exigidos e encaminhar as propostas para a aquisição dos equipamentos. A chegada das máquinas nas comunidades rurais está diretamente ligada à rapidez dos municípios na elaboração e apresentação das propostas ? adiantou o delegado do MDA no Rio de Janeiro, Jaime Martins.

Na reunião, realizada na Superintendência Regional do Banco do Brasil, Martins orientou os administradores municipais quanto aos procedimentos legais e administrativos exigidos para a formalização dos repasses.

Também destacou a obrigatoriedade dos equipamentos serem usados pelas prefeituras exclusivamente na recuperação e preparação do solo nas áreas agricultáveis, na abertura de estradas vicinais, no escoamento da produção e em demais atividades de apoio direto ou indireto à agricultura familiar.

? Essas máquinas vão chegar em boa hora para os agricultores familiares da nossa região ? declarou o secretário de agricultura de Teresópolis, Denilson Moraes, um dos municípios mais atingidos pela força das enchentes.