Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MDA divulga resultado de chamada pública para municípios fumicultores

Entidades selecionadas prestarão serviço de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiaresO Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), divulgou na sexta, dia 11, o resultado da Chamada de Ater n° 04/2011 para entidades que prestarão assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares de municípios fumicultores nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Sergipe e Bahia.

As 11 entidades selecionadas prestarão serviço de assistência técnica voltada para atividades produtivas diversificadas e sustentáveis, gestão da unidade familiar de produção e Organização Social e Comercialização, no contexto da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco nos Estados do Sul e Nordeste. A iniciativa vai beneficiar 10 mil famílias.

Também está aberto, até o dia 17 de novembro, prazo para apresentação de nova documentação ou reenvio de propostas para a Região Sudeste Riograndense.

Diversificação produtiva

O objetivo da Chamada é selecionar instituições cujas propostas garantam a oferta de serviços qualificados de Ater em propriedades fumicultoras que aderirem ao processo de reconversão de suas áreas de cultivo.

A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), possui uma série de artigos para o controle do tabagismo e em especial os Artigos 17 e 18, que tratam do “apoio às atividades alternativas economicamente viáveis “à cultura do tabaco e “saúde e meio ambiente”, respectivamente.

O Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco é uma das ações implementadas pelo Governo Federal desde 2005, ano em que o Brasil tornou-se signatário da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. O objetivo do programa é buscar alternativas produtivas e geradoras de renda na fumicultura, com foco na qualidade de vida e na sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural entre as famílias agricultoras.

Sair da versão mobile