MDA e Incra iniciam mutirões de documentação das trabalhadoras rurais no Piauí

Também serão prestados serviços previdenciáriosO Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural no Piauí que será realizado de 21 a 25 de fevereiro, em cinco municípios localizados no Território Vale do Guaribas está com mutirão pronto. Através dele as mulheres poderão ter acesso gratuito a documentos como certidão de nascimento, carteira de identidade, cadastro de pessoa física (CPF), carteira de trabalho e previdência social (CTPS) e carteira de pescador (a).

Também serão prestados serviços previdenciários, como encaminhamentos de aposentadoria.  Os atendimentos serão realizados de 8h às 18h, nas sedes dos sindicatos dos trabalhadores rurais dos municípios visitados. De acordo com a programação, os municípios que recebem o mutirão na primeira etapa de 2011 são: Campo Grande, Alegrete, Francisco Macedo, Vila Nova e Padre Marcos.
 
A ação visa estimular e promover a autonomia das mulheres do campo. O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), criado em 2004, permite que a população do meio rural tenha acesso a políticas públicas e ao cumprimento de seus direitos constitucionais.

Os trabalhos são realizados sob a coordenação da Assessoria Especial de Gênero, Raça e Etnia (AEGRE), do MDA, do Incra/MDA e fazem parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).

Os mutirões de documentação são executados pelas Delegacias Federais do MDA e pelas Superintendências Regionais do Incra. Contam, ainda, com as parcerias do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Delegacia Regional do Trabalho, INSS, Receita Federal, prefeituras, sindicatos rurais, igrejas, fóruns e movimentos sociais ligados às trabalhadoras rurais.