Esse será o primeiro encontro oficial de Fernandes com os atores diretos e indiretos desse importante segmento da economia rural fluminense, dentre eles, prefeituras e secretarias de agricultura, parlamentares federais e estaduais e instituições de assistência técnica e extensão rural, como a Emater-Rio.
O delegado federal do MDA diz que é fundamental manter diálogo permanente com os trabalhadores rurais e com os movimentos sociais para identificar as necessidades da agricultura familiar e definir soluções para o atendimento das demandas.
Outra medida destacada no encontro será a intensificação das ações executadas pelo MDA no contexto da política nacional de combate à miséria, principalmente nos Territórios Cidadania (TC) do norte e do noroeste do Rio de Janeiro.
Segundo o delegado, as políticas de fortalecimento da agricultura familiar podem exercer um papel transformador da realidade nos TC’s do Rio de Janeiro, combatendo a miséria e melhorando as condições de vida de cerca de 150 mil famílias rurais, incluídos trabalhadores assentados, quilombolas e pescadores artesanais.
? Vamos trabalhar para que essa ação [Territórios da Cidadania] seja ampliada e atinja outros municípios do Rio de Janeiro. Enquanto isso, ampliaremos as ações que já desenvolvemos em outras regiões do Estado, tão importantes para a agricultura familiar quanto para os territórios ? ressalva Fernandes.