Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Medida Provisória deve estabilizar oferta de etanol nos períodos de entressafra da cana-de-açúcar

MP que concede subsídio às operações de financiamento da estocagem do biocombustível foi encaminhada pelo Poder Executivo à Câmara dos DeputadosO Poder Executivo encaminhou à Câmara dos Deputados uma Medida Provisória que autoriza a União a conceder subsídio de até R$ 500 milhões por ano às operações de financiamento da estocagem de álcool combustível. O objetivo é estimular a ampliação do estoque de etanol, para estabilizar a oferta nos períodos de entressafra da cana-de-açúcar e assim reduzir a volatilidade dos preços.

A subvenção será concedida a instituições financeiras, bancos de desenvolvimento e agências de fomento. Ela vai permitir a equalização das taxas de juros praticadas nas operações de financiamento da estocagem de etanol e baratear os custos financeiros de contratação e acompanhamento das operações do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). O resultado esperado são juros menores para quem estocar o produto.

Regulamentação

A regulamentação das regras deste subsídio deverá ser elaborada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), organismo que reúne o presidente do Banco Central e os ministros da Fazenda e do Planejamento. A subvenção econômica deverá ficar disponível por um período de cinco anos, o que representa a disponibilização pela União, no total, de recursos da ordem de R$ 2,5 bilhões.

Caberá ao Ministério da Fazenda estabelecer os critérios a serem observados pelas instituições financeiras nas operações de microcrédito produtivo orientado para fazer jus à subvenção; definir a metodologia, as normas operacionais e condições para o pagamento da subvenção; estipular os limites anuais de subvenção por instituição financeira; e divulgar, anualmente, informações relativas à subvenção econômica concedida, por instituição financeira.

Tramitação

A MP 554/11 passa a trancar a pauta da Casa em que estiver tramitando (Câmara ou Senado) em 18 de março.

>> Veja também a Retrospectiva 2011: Maior potencial de produção de energia renovável está no Brasil

Sair da versão mobile