Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Medida Provisória impulsiona atuação da Embrapa no exterior

Órgão já mantém 68 acordos de cooperação técnica com mais de 46 países e 89 instituições estrangeirasTramita na Câmara a Medida Provisória 504/10, que viabiliza a atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no exterior. O texto, publicado no final do mês passado no Diário Oficial da União, autoriza a empresa a exercer suas atividades de desenvolvimento tecnológico fora do território nacional.

A MP acrescenta um parágrafo à lei de criação da Embrapa (Lei 5.851/72), que não trazia a previsão de que a empresa de pesquisa atuasse fora do Brasil. Para executar os projetos no exterior, a Embrapa precisava firmar acordos ou parcerias com organizações internacionais.

Com a medida, a Embrapa passa a ter a possibilidade, por exemplo, de manter conta corrente no exterior e discutir diretamente com representantes de outros países medidas para o estabelecimento de escritórios internacionais e para o envio de material de pesquisa.

A expectativa é de que a instituição responda com maior rapidez às demandas internacionais por suas tecnologias e aumente a interação com outras organizações do mesmo gênero. A Embrapa já mantém 68 acordos de cooperação técnica com mais de 46 países e com 89 instituições estrangeiras.

A empresa tem parcerias com laboratórios nos Estados Unidos e na Europa (França, Holanda, e Inglaterra) para o desenvolvimento de pesquisas e acordos de transferência de tecnologia para países em desenvolvimento na África, na América do Sul, na América Central e no Caribe.

Desenvolvimento agrícola

A Embrapa é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa e financeira.

A empresa de pesquisa foi criada com a finalidade de promover, estimular, coordenar e executar atividades de pesquisa voltadas para o desenvolvimento agrícola do país. Outra atribuição é dar apoio técnico e administrativo a órgãos do Poder Executivo sobre a formulação, orientação e coordenação das políticas de ciência e tecnologia no setor agrícola.

Tramitação

A MP passará a trancar a pauta da Casa onde estiver tramitando (Câmara ou Senado) a partir do dia 6 de novembro.

Veja a íntegra da proposta

Sair da versão mobile