Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Medida que autoriza renegociação de débitos dos agricultores afetados pela seca no Sul é publicada no Diário Oficial

Resolução prevê parcelamento em até 10 vezes dos financiamentos de custeio da safraAgricultores de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná, atingidos pela estiagem, poderão renegociar as operações de crédito da safra de 2011/2012. Desde o começo deste ano, os produtores rurais do Sul do país sofrem com a falta de chuva e as elevadas temperaturas que afetam as plantações e lavouras.

A decisão está publicada na edição desta quinta, dia 6, do Diário Oficial da União, depois de o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovar na quarta, dia 5, a Resolução 4.134 que prevê o parcelamento, em até 10 vezes, dos débitos dos financiamentos de custeio para a safra.

A primeira parcela só vencerá um ano depois da assinatura da renegociação. De acordo com o Ministério da Fazenda, débitos parcelados em janeiro, quando os agricultores da região foram beneficiados por medidas de socorro, poderão ser renegociados novamente.

Somente em maio, o Rio Grande do Sul decretou situação de emergência em 149 municípios. A seca no estado atingiu também rios e barragens. Pelos dados oficiais, pelo menos 67 municípios enfrentam algum tipo de racionamento de água.

Na quarta, na reunião extraordinária, o CMN também autorizou a renegociação da linha especial de crédito para os produtores de laranja. As parcelas que seriam pagas em dezembro de 2012, janeiro e fevereiro de 2013 tiveram o vencimento postergado em um ano.

O conselho aprovou ainda ajuda aos criadores de aves, que poderão renegociar os financiamentos oficiais de custeio e investimento. A medida vale para avicultores individuais e cooperativas que não atuam em regime de parceria.

Sair da versão mobile