A largada oficial para a terceira edição do Circuito Tecnológico é nesta segunda, dia 17, na Fazenda Santa Luzia, de propriedade da família Badan, em Nova Mutum. A proposta é acompanhar as tecnologias utilizadas pelos agricultores no plantio da próxima safra. A meta é visitar 400 propriedades, aplicando questionários e coletando amostras de sementes e fertilizantes que serão enviadas para laboratórios credenciados para análise. Para isso, cinco equipes com quatro participantes cada uma sairão de Cuiabá com destinos ao interior do Estado.
O Circuito Tecnológico vai acompanhar o início do plantio de boa parte da área cultivada com soja em Mato Grosso, procurando saber dos produtores quais as expectativas para a próxima safra. Os questionários aplicados durante as visitas incluem perguntas sobre doenças e pragas, tipo de sementes e fertilizantes utilizados entre outros aspectos relacionados à produção. As equipes também irão avaliar junto aos produtores como estão as condições de logística para o escoamento da safra entre outros temas relacionados diretamente com o processo produtivo, como legislação ambiental e trabalhista.
Na primeira semana serão visitadas as propriedades rurais localizadas nas regiões norte e oeste do Estado. E na segunda semana será a vez das regiões Leste e Sul. A proposta da ação é fazer um raio X da próxima safra de soja mato-grossense 2011/2012. O Circuito Tecnológico encerra dia 28 de outubro.