Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Meirelles diz que Copom avaliará efeitos da crise sobre a inflação para se decidir sobre juros

Em São Paulo, presidente do Banco Central assegurou que a autoridade monetária cumprirá metas estabelecidas para este anoO presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda, dia 20, que, apesar da crise financeira, a autoridade monetária continuará cumprindo com as metas estabelecidas para inflação. Para este ano o Conselho Monetário Nacional fixou o valor de 4,5%, podendo variar dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Em discurso na posse da diretoria da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), em São Paulo, Meirelles disse que o Comitê de Política Monetária (Copom) manterá sua estratégia e avaliará os efeitos da crise para melhor se decidir sobre os juros.

? Engana-se quem vê uma manobra de estratégia na nossa atuação. Temos um compromisso com as metas de inflação. E é importante que a sociedade saiba disso ? afirmou.

De acordo com o presidente do BC, as decisões do Copom sobre a taxa de juros levam em conta as projeções de inflação e os riscos que a taxa pode trazer para a economia nacional.

Semanalmente, o BC elabora o boletim Focus, com estimativas de analistas do mercado sobre os principais indicadores da economia. Na publicação desta segunda, a projeção dos analistas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano passou de 6,20% para 6,23%. O IPCA é o índice oficial que mede a inflação. Para 2009, os analistas mudaram a expectativa de 4,80% para 4,90%. A meta oficial de inflação para 2009 também é de 4,5%.

Sair da versão mobile