Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MULTIPLATAFORMA

Memórias do Brasil Rural estreia com foco na história do agro nacional

Projeto reúne acervos históricos, depoimentos e imagens para resgatar o passado do agronegócio brasileiro

O projeto Memórias do Brasil Rural foi lançado oficialmente nesta terça-feira (25) em Brasília, com a proposta de preservar e difundir a trajetória do agronegócio brasileiro por meio de uma multiplataforma integrada. A iniciativa, idealizada pelo Canal Rural em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Embrapa, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

A proposta é recuperar fotos, vídeos e relatos de protagonistas que atuaram na consolidação do agro brasileiro, contribuindo para que o setor se tornasse uma referência mundial na produção de alimentos. O programa será exibido semanalmente às quartas-feiras, às 18h, na programação do Canal Rural e em suas redes sociais.

Durante o lançamento, o presidente da CNA, João Martins, destacou que a iniciativa chega em um momento oportuno. “Estamos mostrando às novas gerações como foi a origem do agro, não apenas sob a ótica tecnológica, mas principalmente das pessoas que deram os primeiros passos na construção do setor que temos hoje”, afirmou.

Presente na cerimônia, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, classificou o Brasil como “o maior celeiro de alimentos do mundo” e ressaltou a importância de contar a verdadeira história do campo. “Ao retratarmos o Brasil rural, falamos da história do nosso país e de todas as conquistas que nos trouxeram até aqui”, disse.

O presidente do Canal Rural, Julio Cargnino, enfatizou o papel da comunicação na valorização do setor. “Nosso desafio é melhorar a imagem do agro e isso passa pelo reconhecimento de quem o construiu. O resgate da memória audiovisual é urgente para não perdermos acervos históricos que estão espalhados pelo país”, afirmou.

A estrutura do projeto conta com três frentes principais: a recuperação e digitalização de conteúdos históricos do Canal Rural e de acervos doados por entidades parceiras; a exibição desses materiais na grade de programação; e a apresentação de histórias de personagens que fazem parte da construção do agro no Brasil. Um dos primeiros episódios homenageia o fundador da Embrapa, Eliseu Alves.

Para o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o projeto é um ponto de partida para novas iniciativas de valorização da memória rural. “Vamos continuar estimulando produtores, sindicatos e famílias a enviarem seus acervos. Queremos transferir esse conhecimento para as próximas gerações”, disse.

A vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Carminha Missio, também participou do evento e destacou o papel das imagens e vídeos para aproximar o campo da cidade. “Muitas pessoas não conhecem a história do agro porque têm pouco acesso a esse conteúdo. A imagem aproxima, facilita o entendimento e valoriza o que foi construído”, comentou.

Memórias do Brasil Rural, lançamento na sede da CNA, em Brasília
Foto: Júlio César Silva/MDIC

O assessor especial do Ministério da Agricultura, Carlos Augustin, considerou o projeto um marco. “O país que deu certo foi o agro. E essa história precisa ser contada, pois a sociedade urbana veio do rural. O Canal Rural está de parabéns”, afirmou.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, que está em missão oficial na Ásia, enviou um vídeo destacando a importância da participação dos cientistas da instituição no lançamento. “É necessário não esquecer os desafios enfrentados por gerações anteriores. A história do agro também é a história do desenvolvimento do Brasil”, declarou.


Sair da versão mobile