Apesar de ser autossuficiente na produção de arroz, o Brasil compra grão produzido nos países vizinhos. A medida é apontada por representantes do setor como um dos motivos para a queda no valor pago ao produtor. Com um custo mais baixo, o arroz do Mercosul entra em vantagem no mercado nacional.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta uma produção de aproximadamente 12 milhões de toneladas de arroz na safra 2011/2012 no país. O Rio Grande do Sul é o principal Estado produtor, representando cerca de 60% do total.
— Temos desafios com o Mercosul e o governo vai enfrentar isso. Vamos proteger os nossos produtores. Vamos continuar fazendo as operações necessárias para manter o preço — afirmou Mendes Ribeiro.
Apesar do compromisso, não foram anunciadas medidas concretas para a comercialização do produto.
Além do ministro da Agricultura, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Em seu discurso, destacou a parceria do governo com os produtores.
— Agora chegou a vez do arroz. E isso quer dizer mercado interno, quer dizer desenvolvimendo, renda, e nós vamos colocar essa pauta com muita intensidade, vamos liderar essa pauta junto ao governo federal — afirmou o governador.