Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercado do algodão começa o ano em ritmo lento

Com as atividades das indústrias têxteis reduzidas, produtores estão voltados ao plantio da segunda safraO mercado do algodão começou 2013 com menos negócios e pequenas variações positivas no preço do algodão, devido à lentidão das atividades das indústrias têxteis, segundo dados do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Com isso, os cotonicultores estão focando a atenção no plantio do algodão, que possui a primeira safra concluída em dezembro.

Os produtores deram início, já na primeira semana de 2013, ao plantio da segunda safra do algodão, que terá área de 314 mil hectares (62% da área total), apresentando até o momento cerca de 5% do plantio já concluído. Grande parte dos produtores assinala normalidade no andamento das lavouras, com bons níveis de chuva.

Até o momento, a região Nordeste é a mais adiantada, com 100% da área plantada, voltada apenas para o plantio do algodão primeira safra. O Sudeste, com 61% do plantio realizado, e o médio-norte, com 16% concluídos, estão focados no plantio da segunda safra da fibra. As estimativas são de que a semeadura da área total de algodão no país chegue a 90% até o final do mês.

Os produtores, no entanto, estão em alerta. Caso o volume de chuva persista até o fim do mês, deve haver redução no ritmo de atividade do plantio. Com a volta das atividades nas indústrias e a consolidação da área plantada até o fim do feriado de Carnaval, a liquidez da pluma tende a crescer, mudando o foco do produtor.

Em Rondonópolis, a pluma de algodão está cotada em R$ 52,40/arroba, valor 7,1% maior que em dezembro e 0,2% menor do que o registrado no mesmo período de 2011, segundo levantamento da Scot Consultoria.

Sair da versão mobile