Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercado aposta em novo aumento da taxa de juros pelo Banco Central

Expectativa é de 0,5 ponto percentual, mas economista defende choque maior na economia e considera possível alta de 0,75O mercado aposta em novo aumento da taxa básica de juros da economia, a Selic, na reunião desta semana do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). A expectativa é de que o índice passe de 12,25% para 12,75%, aumento de 0,5 ponto percentual.

O próprio ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, disse que é necessária uma nova revisão. Ele acredita que a alta na inflação é passageira e apenas reflete fenômenos mundiais, como a subida nos preços dos alimentos e do petróleo.

Elevar a Selic é o principal antídoto do governo federal contra a escalada da inflação. Para este ano, o mercado também aposta que o índice oficial de preços calculado pelo governo deve superar o teto da meta estabelecida, de 6,5%.

Em entrevista ao Agribusiness Online, nesta terça-feira, dia 22, o economista-chefe da Corretora Souza Barros, Clodoir Vieira, concordou com a tese de 0,5 ponto, mas considerou a possibilidade de um aumento até maior, de 0,75.

? O governo tem de dar um choque mais forte na economia, porque senão fica correndo atrás. Espera vir a inflação para correr atrás. Tem de agir mais forte ? avaliou.

De acordo com Clodoir Vieira, os preços dos alimentos, que influenciam fortemente os índices de inflação, subiram muito e podem até estabilizar. Mas descartou a possibilidade de uma tendência de baixa, porque a demanda está bastante aquecida.

Mesmo com essa possível estabilidade, Clodoir Vieira reforça a tese de que o aumento na taxa Selic é necessário. Segundo o economista, o governo federal está preocupado com a inflação de 2009, já que, para este ano, disse ele, não há como cumprir a meta.

Sair da versão mobile