Reflexo desse comportamento está no fato delas investirem mais, por exemplo, em cadernetas de poupança, uma aplicação de baixa rentabilidade em curto tempo, mas com risco de perdas praticamente nulo. Pelo menos 61,1% delas possuem poupança, enquanto entre os homens, o índice cai para 42,1%.
No mercado de ações, o domínio é masculino: 54,86% são investidores contra 25,3% das mulheres. Os dados são da Trade Network, que organiza em São Paulo, entre os dias 17 e 19 deste mês a Expo Money, evento que visa instruir e atrair novos investidores para o mercado financeiro.
Considerando o evento deste ano, a maior busca do mercado pelas mulheres vai ao encontro de um maior interesse do público feminino em diversificar a carteira de investimentos. Elas representam 31,2% dos inscritos, contra 29,6% da Expo Money do ano passado.
? Grande parte da população passou a aceitar a renda variável como investimento de longo prazo. Os comportamentos que percebemos no nosso público é exatamente neste sentido ? disse o presidente da Trade Network, Robert Donnenberg, nesta sexta, dia 12, ao Agribusiness Online.
Donnenberg acrescentou que o público da Expo Money é formado, principalmente pelos jovens, que querem aprender a investir e operar no mercado.
Crise e investimentos
Robert Donnenberg analisou também que o atual cenário de crise no mercado financeiro, ocasionada pelos problemas com o mercado imobiliário dos Estados Unidos, afetou o fluxo de investimentos. Mas disse acreditar que, com o passar do tempo e com o que chama de “maior conscientização sobre o tamanho das crises”, deve ocorrer uma estabilização e uma volta dos investidores.
Para o presidente da Trade Network, o investidor está mais preparado para operar no mercado.
? O investidor tem mais informação. A informação está chegando mais a ele, que está aprendendo. É um processo educacional. As pessoas começam a observar mais os investimentos de longo prazo e faz com que o investidor tome precauções.
Qual seria, então, o melhor momento para entrar na Bolsa de Valores? Segundo Robert Donenberg, não é possível saber se a situação atual é favorável ou não. Ele recomendou a apenas que o investidor opere com regularidade no mercado.
? Não importa se está alto ou baixo, compre com regularidade. Se acredita naquela empresa, naqueles fundamentos, o negócio em que ela atua tem boas margens de lucro, tem boa governança corporativa, compre.