Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercado interno impulsiona vendas de cafés especiais

Aposta em produtos com alto valor agregado também pode ajudar a melhorar exportações do café beneficiadoAs vendas de cafés especiais têm registrado alta no Brasil. A comercialização do produto somou R$ 7 bilhões no país em 2011, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) estima que esse valor atinja R$ 7,7 bilhões em 2012. A aposta em produtos com alto valor agregado também pode ajudar a melhorar as exportações do café beneficiado, que caíram 57% em maio.

A diretora comercial da Baggio Café, especializada em cafés gourmet, Liana Baggio, comemora um crescimento de 60% do ano passado pra cá. A produção mensal chega a oito toneladas e apenas um décimo não vai para o mercado interno.

No exterior, a empresa se deparou com a oportunidade de vender o café que é beneficiado para a China, mercado que mais cresce no mundo.

Os dois tipos de produto que devem partir para o mercado asiático até o fim de julho são o bourbon, produzido no sul de Minas Gerais, e o acaiá, do Cerrado mineiro. O nome do produto, traduzido do latim, significa papagaio. O Brasil não tem tradição na exportação de café com alto valor agregado, mas o negócio realizada pela indústria do interior de São Paulo pode abrir uma porta importante no mercado do país asiático.

Sair da versão mobile