Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercado de máquinas agrícolas apresenta recuperação no Rio Grande do Sul

Programas governamentais ajudaram na reaçãoAs vendas de máquinas agrícolas produzidas no Rio Grande do Sul recuperaram-se em 2010 depois da estagnação do mercado há dois anos. Maiores fabricantes desses veículos no Estado, as norte-americanas AGCO e John Deere demitiram cerca de mil trabalhadores entre o final de 2008 e o início de 2009. Prejudicadas pela retração do mercado interno, pela paralisação dos pedidos de clientes no Exterior e pela seca histórica na Argentina, principal destino das exportações gaúchas, as vendas de colheitadei

A reação veio em 2009 com o Mais Alimentos, programa de incentivo à mecanização da agricultura familiar, e o Programa de Sustentação dos Investimentos (PSI), com juros reduzidos para produtores. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicam que os fabricantes gaúchos produziram, até maio, 18% tratores a mais do que no intervalo equivalente em 2008.

? Hoje, estamos acima do pré-crise ? diz o diretor de produtos da AGCO para a América Latina, Jak Torretta, que contabiliza no semestre um faturamento 10% acima do mesmo período de 2008 e um quadro de 2,6 mil funcionários, 90 a menos do que 2008.

Para Werner Santos, diretor de vendas da concorrente John Deere, apesar da retomada do nível de atividade, a tendência é frear as contratações.

? Devemos ter um La Niña (fenômeno que costuma causar seca no Sul do Brasil e Argentina) e não sabemos quem será o próximo presidente (da República) ? pondera Santos.

Sair da versão mobile