De acordo com Rachel, o mercado de café passa por um período de escassez de grãos robusta, situação que deve durar até a comercialização da safra da Índia. A executiva acrescentou ainda que a perspectiva de preços vai depender da quantidade e da qualidade da safra indiana do grão.
Conforme estimativas do Conselho do Café da Índia, o país deve produzir 221,3 toneladas de robusta em 2012/2013, o que indica uma alta diante das 212,5 toneladas do ciclo anterior. No entanto, alguns executivos do setor acreditam que a produção deva cair no próximo ano devido ao atraso das chuvas pré-monções. Atualmente, o país exporta cerca de 70% de sua produção e a Europa é o principal destino dos embarques.
Em relação à demanda, a executiva disse que houve um crescimento principalmente no Vietnã e na China, o que deve provocar uma alta de 10% no consumo em 2012 em relação ao ano anterior.
Israel é um dos países que mais consome café no Oriente Médio e, tradicionalmente, importa o grão da Colômbia, Brasil, Guatemala, Índia, Vietnã e Uganda.