Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Após negociar com União Europeia, Mercosul busca agora acordo com EUA

A avaliação é que o bloco sul-americano possui janela de oportunidade única, além disso, Trump vê com bons olhos o estreitamento das relações com Bolsonaro e Macri

Bolsonaro, Trump, EUA, Estados Unidos, Brasil
Foto: Isac Nóbrega/PR

Os governos do Brasil e da Argentina querem aproveitar a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia para inaugurar conversas do bloco econômico com os Estados Unidos sobre a formação de uma área de livre-comércio. O presidente da Argentina, Mauricio Macri, falou na última quarta-feira, 4, publicamente sobre essa intenção. Uma fonte do governo brasileiro confirmou que há interesse mútuo em que a pauta avance. O tema também foi abordado entre representantes dos dois países na semana passada, em Bruxelas, onde foi concluída a negociação para o acordo entre Mercosul e União Europeia.

A avaliação é que o bloco sul-americano está diante de uma janela de oportunidade única. De um lado, há dois governos com visão liberal na Argentina e no Brasil. Além disso, o presidente americano, Donald Trump, vê com bons olhos o estreitamento das relações com Jair Bolsonaro e Macri.

Nos EUA, o ambiente é também favorável para a negociação de acordos comerciais. Em março, durante visita de Bolsonaro aos EUA, a possibilidade de abertura de negociações comerciais foi apresentada aos americanos, segundo fonte a par das conversas. O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário especial de Comércio Exterior, Marcos Troyjo, discutiram de maneira preliminar o tema com o secretário de Comércio, Wilbur Ross, e com o principal negociador comercial da Casa Branca, Robert Lightizer.

Sair da versão mobile