O pedido foi discutido nesta terça, dia 7, em reunião da comissão em Montevidéu (Uruguai), e deve ser fechado em até 15 dias para depois ser enviado às autoridades da União Européia ? após outros 15 dias.
Segundo Turra, a cota oferecida atualmente aos quatro países soma mais de 500 mil toneladas anuais, e abrange também tarifas extra-cota.
? Somente o Brasil exporta quase 500 mil toneladas por ano de aves à região, que podem chegar entre 650 mil e 700 mil toneladas. Já a Argentina vende 20 mil toneladas/ano e pode atingir cerca de 50 mil toneladas. Uruguai e Paraguai ainda não vendem à União Europeia, porque o mercado está fechado. Estamos trabalhando juntos para abrir o comércio a eles, para assim aumentar nosso potencial de vendas à região ? afirmou Turra.
? Sabemos que qualquer proposta demora um pouco para ser analisada, mas acreditamos que, se aprovada, poderíamos já ter esse aumento de cota vigorando em 2012.
O presidente da Ubabef defendeu ainda a união do bloco.
? Antes o setor avícola da região estava totalmente desunido, ninguém sabia de nada do que estava ocorrendo uns com os outros. Agora estamos ficando bem organizados e unidos, com o entendimento que o melhor caminho é nos aproximarmos e fazer uma proposta única, sem negociações paralelas, para termos mais força ? declarou.