Mercosul recomenda área de preservação ambiental na Tríplice Fronteira

Projeto do Parlasul prevê cooperação entre os países fronteiriçosOs integrantes do Parlamento do Mercosul aprovaram nessa segunda, dia 7, em Montevidéu, no Uruguai, a proposta que recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) a criação de uma área de preservação ambiental na região conhecida como Tríplice Fronteira, localizada entre Brasil, Argentina e Paraguai.

De acordo com o projeto, que surgiu na Comissão de Infraestrutura do Parlasul, a Tríplice Fronteira precisa ser preservada, pois engloba um ecossistema de alta biodiversidade que sofre com o crescimento das cidades e o desmatamento para o plantio e a implantação de usinas hidrelétricas, como a de Itaipu.

A recomendação busca reforçar os esforços de conservação do meio ambiente que os países da região realizam hoje de forma individual.

O Parlasul também aprovou uma recomendação para que o CMC planeje ações integradas de combate à dengue. A proposta prevê a adoção de mecanismos de cooperação entre os países fronteiriços, conforme as medidas de vigilância sanitária defendidas pela Organização Pan-Americana de Saúde.