O ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, coordenará o encontro, que reunirá representantes dos trabalhadores – por meio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) e dos empresários, por meio da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) e do Fórum Nacional Sucroalcooleiro.
Dezoito temas compõem a pauta, entre eles contrato de trabalho; saúde e segurança do trabalho; transparência na aferição da produção; alojamento; transporte; migração; escolaridade, qualificação e recolocação; remuneração; jornada de trabalho; alimentação; trabalho infantil e trabalho forçado.
O diálogo entre trabalhadores e empresários do setor sucroalcooleiro tem o objetivo de melhorar as condições de trabalho na lavoura de cana-de-açúcar. A Mesa de Diálogo foi instalada em julho de 2008, após uma série de reuniões preparatórias entre governo, trabalhadores e empresários do setor.