Mesmo com início da colheita no Paraná, preços do trigo se mantêm firmes no mercado brasileiro, segundo o Cepea

Oferta no país é restrita, e vendedores não cedem às propostas de compradoresOs preços do trigo continuam firmes no mercado brasileiro, apesar do início da colheita da safra 2012/2013 no Paraná. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), além da maior paridade de importação, a oferta brasileira é restrita e vendedores não cedem às propostas de compradores no mercado disponível.

Nem toda valorização tem chegado aos produtores, mas, aos poucos, esses ganhos tendem a ser repassados. No Rio Grande do Sul, em especial, muitas cooperativas já fecharam contratos de venda, o que tem preocupado moinhos que precisam reabastecer seus estoques.

Nos últimos anos, foi comum se observar baixa liquidez nas regiões brasileiras produtoras de trigo. A justificativa de compradores era de que o produto doméstico não apresentava as características desejadas, sendo preferível a importação. Neste ano, no entanto, compradores chegam a disputar o grão de safras passadas ofertado pelo governo.

>>Confira o site de Cotação do RuralBR