Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mesmo com produtividade menor, soja se desvaloriza

Apesar queda de produção em regiões que plantaram mais cedo, preço médio caiu 2,6%, segundo o Cepea

Com o avanço da colheita da soja, vão se confirmando as baixas produtividades que eram esperadas para as áreas que foram semeadas primeiro. Com tamanho abaixo do padrão e impactos da baixa umidade e forte calor, muitas lavouras não se desenvolveram bem.

• Porto de Paranaguá começa embarcar navios com soja da safra 2014/2015

Segundo colaboradores do Centro de Estudos Avanaçados em Economia Aplica (Cepea), as produtividades das áreas colhidas estão distintas inclusive numa mesma região, mas o que prevalece são rendimentos entre 25 e 30 sacas por hectare, especialmente no oeste do Paraná.

Além disso, algumas lavouras têm apresentado problemas com pragas e doenças. Apesar das preocupações com a produtividade desta temporada, os preços registraram novas quedas na última semana, numa combinação de pressão vinda do mercado externo e da desvalorização do dólar frente ao Real.

A média ponderada da soja no estado do Paraná, refletida no Indicador Cepea/Esalq, teve queda de 2,6% entre 16 e 23 de janeiro, indo para R$ 56,92/sc de 60 kg na sexta. Já o Indicador da soja Paranaguá ESALQ/BM&FBovespa, que é baseado em negócios realizados na modalidade spot, referentes ao grão depositado no corredor de exportação de Paranaguá, permaneceu arbitrado em R$ 61,17/sc de 60 kg.

Cepea/Esalq-USP

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile