Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Mesmo com queda no custo de produção, produtor do RS perde rentabilidade

Segundo a Farsul, o custo ficou abaixo da inflação, mas os preços dos alimentos também estão aquém do registrado no ano passado

juros, preços, dinheiro
Foto: Senar-ES

O Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) do Rio Grande do Sul subiu 6,8% em junho. De acordo com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), que faz o levantamento, a guerra comercial entre Estados e China e a peste suína no país asiático influenciaram diretamente nos preços da soja e suínos. Segundo a entidade, esta foi a maior valorização do indicador nos últimos três anos. 

Já o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) aos produtores gaúchos registrou queda de 0,17% no mesmo período. A queda foi influenciada pelo dólar, que caiu 3,3%.

“O resultado vem após três meses consecutivos de alta e é a primeira vez que fica abaixo do IPCA (inflação) nos últimos 12 meses. Apesar do resultado do último mês, o saldo final é uma queda na rentabilidade dos produtores rurais”, disse a entidade em comunicado.

A economista do Sistema Farsul, Danielle Guimarães, explica que o resultado é a soma de dois cenários. “Temos o custo abaixo da inflação, mas os preços também estão abaixo do que nas gôndolas dos supermercados, bem diferente do ano passado. Isso é o que gera a redução de rentabilidade”, comenta. 

No primeiro semestre de 2019, o índice do custo de produção teve uma queda de 1,05%, enquanto a inflação aumentou 2,23%. Já o índice de preços recebidos pelos produtores acumulou alta de 0,23% de janeiro a junho, contra 2,89% da inflação dos alimentos.

Sair da versão mobile