Metade da frota de caminhões do Brasil tem pelo menos 20 anos de uso

Entidades e montadoras discutem entraves à criação do Plano Nacional de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões, que ainda não saiu do papelRepresentantes do setor de transporte e empresários pedem incentivos do governo federal para a renovação da frota de caminhões do Brasil. Há oito anos o setor briga pela aprovação de um plano nacional. O Brasil possui uma frota de caminhões estimada em um 1,5 milhão de unidades, desse número, pelo menos 50% tem 20 anos ou mais de uso. Substituir esses veículos antigos por novos é um dos maiores desafios do setor. O assunto foi destaque no primeiro dia do Salão Internacional de Transporte, que ac

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Em Minas Gerais já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei que vai isentar os caminhões novos do pagamento do IPVA durante 10 anos. Poderão participar do programa todos os proprietários com caminhões com 30 anos ou mais. A expectativa é que o projeto de lei seja aprovado ainda este ano e passe a valer a partir de janeiro de 2014. Já o Estado de São Paulo já possui um programa de incentivo e conta com uma agência específica de financiamento, com juros zero para o motorista.

Na mira das renovações estão os caminhões da fase P7, também chamados Euro5. Além de permitir melhor desempenho nas atividades diárias das estradas, esses novos caminhões possuem sistema que reduz significativamente as emissões de gases poluentes. Durante o 19º Salão Internacional de Transporte, entidades e montadoras discutiram os principais pontos e entraves para a criação do Plano Nacional de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões, já que o projeto ainda não saiu do papel.

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