INICIATIVA

MG investe R$ 1,5 milhão para fortalecer cadeia de frutos e produtos do Cerrado

Serão beneficiadas organizações que trabalham no âmbito do Programa Pró-Pequi, que atua nas áreas do Cerrado e de transição com a Caatinga

frutas, produtos, cerrado, minas gerais
Foto: Divulgação/Governo de MG

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas Gerais lançou um edital de chamamento público para selecionar projetos de aquisição de equipamentos para associações e cooperativas da agricultura familiar que atuam na cadeia de valor de frutos e produtos do Cerrado.

O edital prevê investimento de R$ 1,5 milhão. Serão beneficiadas organizações que trabalham no âmbito do Programa Pró-Pequi, que atua nas áreas de abrangência do Cerrado e de transição com a Caatinga.

Segundo o subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da Seapa e presidente do Conselho Diretor Pró-Pequi, Ricardo Demicheli, melhorar a estruturação das organizações é um passo importante para o fortalecimento da cadeia produtiva dos frutos e produtos do Cerrado.

“Os projetos executados vão gerar um impacto socioeconômico significativo, uma vez que, apenas na região Norte de Minas Gerais, mais de 60 mil famílias dependem do agroextrativismo para o seu sustento e exploram de forma sustentável o Cerrado”, afirma Demicheli.

Para participar do edital, as organizações devem estar registradas, com status “regular”, no Cadastro Geral de Convenentes do Estado de Minas Gerais (Cagec), ser beneficiárias do Programa Pró-Pequi, estar sediada geograficamente em áreas de Cerrado e suas transições com a Caatinga em Minas Gerais e preencher a declaração de ciência e concordância como disposto no edital.

O prazo para envio das propostas é 15 de outubro de 2023.

Sobre o Pró-Pequi

O Programa Mineiro de Incentivo ao Cultivo, à Extração, ao Consumo, à Comercialização e à Transformação do Pequi e Demais Frutos e Produtos Nativos do Cerrado (Pró-Pequi) foi criado em 2005 com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do pequi e de outros frutos e produtos nativos do Cerrado.

O programa é coordenado pela Seapa e conta com a participação de diversas instituições estaduais e federais, além de organizações da sociedade civil.

Impacto socioeconômico

O agroextrativismo é uma atividade socioeconômica importante para o Estado de Minas Gerais. Segundo dados da Seapa, apenas na região Norte de Minas Gerais, mais de 60 mil famílias dependem do agroextrativismo para o seu sustento.

O investimento do governo mineiro na cadeia produtiva de frutos e produtos do Cerrado visa promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades que vivem na região, além de contribuir para a conservação do Cerrado.