Agronegócio

Miguel Daoud: Denúncia sobre venda casada ajuda mas não resolve problema

O Ministério da Agricultura lançou nesta segunda-feira, 20, uma nova plataforma de denúncias para combater medidas ilegais na oferta de serviços financeiros para produtores

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta segunda-feira, 20, uma nova plataforma de denúncias da prática de venda casada na oferta de serviços financeiros para produtores rurais. Com o serviço, os produtores poderão fazer reclamações anônimas sobre a prática, que ocorre quando bancos condicionam a liberação do crédito à aquisição de outros produtos financeiros.

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, a iniciativa é positiva mas não é o suficiente para solucionar problemas envolvendo a prática. “Não é apenas o produtor rural que é vítima disso, mas toda a sociedade. Já existe uma lei que protege sobre essa questão, o que não existe é hábito de questionar essa medida de venda casada”, explica Daoud.

“A dependência do produtor rural com o crédito é uma questão antiga, mas que hoje precisa ser adaptada, já que esse mecanismo vigente deixou boa parte dos produtores do Brasil endividado”, afirma ele.