Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Milho irrigado rende média de 18 toneladas por hectare no Rio Grande do Sul

Dia de campo do Clube da Irrigação acompanhou a colheita no município de Seberi nesta quarta, dia 19O Clube da Irrigação promoveu nesta quarta, dia 19, o Tour Amarelo - Milho, em Seberi, no Rio Grande do Sul. O dia de campo reuniu cerca de 150 produtores, que acompanharam a colheita de milho e os resultados obtidos na safra 2013/2014 com o uso da irrigação.  Na propriedade de Fábio Fabris Hulk, a irrigação contribuiu para o aumento da produtividade, que pode chegar a 20 toneladas do grão por hectare.

>> Veja galeria de fotos do evento

– A nossa produtividade está variando entre 17 e 20 toneladas por hectare. Acredito que, na média, devemos fechar em 18 toneladas, ou seja, 330 sacas por hectare – comemora o produtor.

O Clube orienta para as áreas com pivô, mas o produtor destaca também a produtividade nas áreas de sequeiro.

– Fechamos a média de 400 hectares de sequeiro, com 200 sacas por hectare. É uma média muito boa. Utilizamos parte das tecnologias usadas em áreas irrigadas e tivemos excelentes resultados – diz.

O presidente do Clube da Irrigação, João Telles comemora os bons resultados com o uso da tecnologia.

– Essa é quarta safra do Clube e o nosso desafio esse ano era superar 300 sacas por hectare. É um trabalho de toda uma equipe. Conseguimos com o milho e o nosso próximo desafio é 120 sacas por hectare de soja – salienta Telles.

O coordenador de marketing do Grupo Focking, Ragde Venquiarutti Paz, reforça que a tecnologia é eficiente e, associada a outras tecnologias e ao bom manejo, garantem produtividade. Ele também afirma que não falta financiamento para os produtores investirem neste tipo de tecnologia.

– Financiamento existe, os recursos estão saindo, a questão agora é a conscientização do produtor de que ele não pode perder safra nem ficar torcendo para que chova na sua propriedade.

Rally

João Telles também falou sobre o Rally do Clube da Irrigação 2014, que vai promover visitas técnicas a propriedades que utilizam a tecnologia de irrigação nos municípios gaúchos de Palmeiras, Pejuçara, Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Cachoeira do Sul e Bagé.

– De quarta até sexta o Rally vai ser 800 quilômetros visitando áreas aonde o Clube tem intervenções. Vamos ver a real situação das lavouras, além de falar com produtores para divulgar a nossa tecnologia – diz.

Dia de Campo

O evento contou com um ciclo de palestras sobre Manejo Integrado de Pragas, com Mauro Tadeu Braga, especialista em insetos e consultor do Instituto Phytus, e sobre Manejo Integrado de Plantas Daninhas, com o engenheiro agrônomo Carlos Dalmazzo, coordenador de Desenvolvimento de Mercado na área de Crop Protection da Monsanto.

O Clube da Irrigação foi criado em 2010 por iniciativa da Comissão de Irrigantes da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e da Dekalb, divisão de sementes de milho do grupo Monsanto. Participam da iniciativa as empresas Stara e Fockink, a Universidade Federal de Santa Maria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).

Veja a entrevista com Tiago Nascimento, responsável pelo marketing de produto da Stara, que fala sobre a necessidade de seguir as orientações de precisão na hora do plantio:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile