Milho: plantio chega a 75% no Rio Grande do Sul

Segundo entidade, as áreas atingidas por chuvas recuperaram o potencial produtivo da cultura

Fonte: Pixabay

O plantio de milho e soja no Rio Grande do Sul avançou nesta semana graças às melhores condições meteorológicas. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a umidade no solo favorece os trabalhos. A área semeada de milho atinge 75% do total esperado. Regiões como Erechim, Ijuí, Passo Fundo e Santa Rosa têm 80% das lavouras semeadas.

“As áreas atingidas por chuvas recuperaram o potencial produtivo da cultura”, diz a Emater em informativo sobre as culturas. “As expectativas de produtividade são muito boas entre os produtores”. Já o plantio de soja atinge 9% do total projetado.

Em relação ao arroz, os trabalhos seguem atrasados. A área coberta com o cereal atinge 42%, abaixo dos 68% registrados no ano anterior e dos 60% dos últimos cinco anos. “Os produtores tentam agora recuperar o atraso antecipando e acelerando a aplicação de nitrogênio em cobertura, para que as lavouras voltem a ter um desenvolvimento dentro dos padrões ideias para uma boa produtividade”, explica a entidade.

Trigo

A colheita do trigo alcança 35% da área semeada. “Recente levantamento sobre a área efetivamente plantada neste ano registrou uma diferença de cerca de 30 mil hectares em relação à projeção inicial de 728 mil hectares. Essa diminuição é fruto de condições climáticas desfavoráveis, que impediram o plantio em período recomendado, ou à impossibilidade de replantio por perdas no início do processo”, declara a Emater