Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultores que plantam fora da Amazônia têm até fim do ano para averbar áreas de reserva legal

Em Brasília, parlamentares da região Norte querem o fim do tratamento diferenciadoUm decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicado no fim do ano passado é a atual fonte de preocupação dos produtores rurais da região Norte do país. Pela norma, todos os agricultores, com exceção dos que vivem no bioma amazônico, têm até o final deste ano para averbar em cartório de registro de imóveis a área destinada à reserva legal.

Até lá, os produtores de outras regiões não correm risco de sofrer multas, ao contrário dos que tiram o sustento da Floresta Amazônica e têm que preservar por lei 80% da propriedade como forma de reserva legal. Os parlamentares da região não concordam com a diferenciação.

? Nós amazônidas não aceitamos mais esse tratamento diferenciado a pretexto de proteger nossa flora e fauna. Na realidade, estão nos penalizando, impedindo nossa atividade produtiva de florescer ? disse o deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA).

Os parlamentares da região Norte querem que a lei valha também para os agricultores da Amazônia. Eles já se reuniram com dois ministros de governo e não descartam um encontro com o presidente Lula para expor a situação.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, preservar a Amazônia é fundamental também para garantir a imagem dos produtos brasileiros no mercado internacional.

? Se não fizermos isso, nossos produtos lá fora serão questionados. Aí não serão embargados do ponto de vista ambiental, serão embargados do ponto de vista econômico ? afirmou o diretor do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, Mauro Pires.

Sair da versão mobile