Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Alemanha aprova proposta para suspender funcionamento de usinas nucleares até 2022

Autoridades buscam fontes renováveis de energiaEm meio às discussões sobre os riscos de contaminação por radioatividade, o governo da Alemanha aprovou nesta segunda, dia 6, os projetos de lei que determinam o fechamento das usinas nucleares no país até 2022. Pelas propostas, as autoridades se dispõem a buscar fontes renováveis de energia. A decisão foi tomada durante reunião extraordinária do conselho de ministros.

O pacote com as medidas de política energética tem caráter de urgência. Na próxima quinta, dia 9, o assunto será tema de debates no Bundestag, o Parlamento alemão.O fim do uso de energia nuclear na Alemanha ocorrerá em etapas, encerrando em 2022, sem possibilidade de alterar essa data, segundo as autoridades alemãs.

Paralelamente, as autoridades discutem o reforço da eficiência energética nos edifícios públicos e privados no país. Um dos objetivos é dar impulso à construção de linhas de transmissão destinadas a levar energia eólica do Norte para centros industriais do Sul da Alemanha.

Os debates na Alemanha ganharam força depois dos vazamentos e explosões ocorridos na Usina de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão. Os acidentes nucleares no Japão ocorreram após terremoto seguido por tsunami, em 11 de março. Cidades foram esvaziadas e várias medidas adotadas para evitar a ampliação dos riscos de contaminação no país.

Na Alemanha, o objetivo do governo da chanceler Angela Merkel é suspender o funcionamento de oito reatores. Pelo plano de encerramento das usinas, elas fecharão em sequência nos anos de 2015, 2017, 2019, 2021 e 2022.
.

Sair da versão mobile