A estratégia da Ambev se deve ao bom desempenho dos primeiros meses do ano, que apontou um crescimento de 12% no volume de produção da empresa no Brasil. Consumidor com mais dinheiro para gastar, preços estáveis e clima favorável, pelo menos nos Estados do centro-norte do país, ajudaram a definir os investimentos, afirma o vice-presidente de Relações Corporativas, Milton Seligman:
? O mercado está aquecido e, pelo menos por enquanto, não dá mostras de que vá arrefecer até o final do ano.
Segundo Enio Rodrigues, superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), a previsão é de que o setor registre no país expansão de 10% em 2010. Os brasileiros consumiram 10,9 bilhões de litros da bebida em 2009 ? um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior. Nos primeiros três meses deste ano, o salto foi ainda maior e chegou a 9% sobre o mesmo período de 2009.
O investimento na unidade gaúcha, de acordo com Seligman, se deve a dois fatores: a fábrica é a melhor do grupo em todo o mundo e é a única que neutralizou completamente suas emissões de carbono. A obra deve se iniciar em julho, após ser anunciada em uma cerimônia oficial, com a presença da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, marcada para a segunda quinzena de junho.