Em 2008, o balanço da agência foi bastante positivo: enquanto as exportações brasileiras cresceram 8,62% entre janeiro e outubro, as empresas que integram os projetos que a Apex executa em parceria com entidades setoriais tiveram um aumento de 18,74% no mesmo período.
O total exportado pelas 5,435 mil empresas participantes dos projetos da Apex-Brasil ? 61% de micro e pequeno porte ? soma US$ 23,8 bilhões de outubro de 2007 a outubro de 2008. Durante o ano passado a agência atuou em 724 eventos em todo o mundo.
? A atuação da agência tem impacto crescente. Hoje nossos projetos representam 12% do total exportado pelo país. É um número significativo e que pretendemos ampliar ?declarou Teixeira.
Sobre as perspectivas para 2009, o dirigente afirmou que o ano será de crise e queda de consumo.
? Por isso mesmo é um ano propício para diversificarmos as nossas ações de promoção comercial e investirmos em capacitação de empresas para que, em 2010, mais empresas estejam prontas para exportar ? acrescentou.
Teixeira destacou duas ações nas quais a Apex investirá neste sentido: um trabalho forte para promover exportações de pequenas empresas via tradings, ou comerciais exportadoras, e o Programa de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), que deverá contemplar 10 mil empresas, em 50 núcleos por todo o país, capacitando-as para atender o mercado externo e fornecendo a elas informações específicas de mercados.
O número de missões comerciais em 2009 será duplicado, graças a um trabalho em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria. Em 2008, a agência organizou 61 missões e participou de outras 20, organizadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ou pela Presidência da República.
Cenários e ações
Diante de um cenário de crise, Teixeira ressaltou que é preciso dar atenção às oportunidades. A estratégia da Apex será concentrada em 23 mercados prioritários para os quais o país não vende ou com os quais tem poucos negócios. Cada um dos 63 setores apoiados pela agência deverá trabalhar para abrir mercados, consolidar espaços já conquistados ou posicionar melhor o produto brasileiro.
Em 2009 a Apex e seus parceiros vão realizar 745 ações, sendo 145 de iniciativa da agência nesses mercados prioritários e 600 em parceria com as entidades, em 90 países.
Na área de atração de investimentos, serão realizadas ações com foco na Europa, Rússia, Estados Unidos e Canadá. A área terá R$ 50 milhões para as iniciativas junto a investidores mundiais, como a organização do World Economic Forum no Brasil, em abril, e a recepção a 45 visitas de delegações estrangeiras. Além disso, a organização fará 226 ações de inteligência comercial, como estudos setoriais, estudos de mercado e estudos de oportunidade.