De acordo com Itamar Queiroz, presidente recém-eleito da entidade que reúne 29 cooperados, além das chuvas que vêm sendo registradas regularmente na região, o principal fator para o aumento da produção é a possibilidade de comercialização através da cooperativa.
? A meta para 2009 será de 40 mil quilos de mel. Esse número, no entanto, refere-se apenas aos 29 cooperados da Coopamesf, mas acreditamos que a produção na região ultrapasará 100 toneladas ? disse.
Segundo ainda Itamar, com a conquista do SIF (Selo de Inspeção Federal) eles podem agora comercializar o produto sem preocupação em todo o país.
? Contando com o apoio do Sebrae e com a possibilidade de sermos incluídos no Comércio Brasil, esperamos aumentar o número de cooperados e a produção, tendo em vista a facilitação no momento da comercialização.
Nos últimos dois anos, a atividade foi impulsionada com a implantaçao do Projeto de Apicultura, hoje denominado Apis São Francisco, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; Câmara de Dirigentes Lojistas de Ibotirama; Coopamesf; Flor Nativa (Associação de Apicultores do Vale do Capão; Cooperativa de Trabalho do Estado; Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola; Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado; Codevasf; Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco, Sest/Senat e prefeituras do oeste do Estado.
O Projeto tem como público alvo apicultores organizados em associações e cooperativas regionais e visa fomentar e organizar a cadeia produtiva apícola da região do Médio São Francisco. Em 2007, a produção de mel via cooperativa era de 10.638 kg para um total de 22 cooperados. Em 2008 foi de 19.086 kg.
? Os números representam um aumento de aproximadamente 80%. Isso representa um grande avanço, resultado de um trabalho conjunto com todos os parceiros envolvidos nesse projeto e graças a uma série de ações nas áreas de gestão, qualidade e tecnologia ? disse Adriana Morais, gestora do Projeto Apis. A meta para 2009, de acordo com ela, é aumentar o faturamento com a comercialização dos produtos apícolas através da cooperativa.