Aprovado zoneamento agrícola da mamona em seis Estados

Ministério da Agricultura indica municípios com melhores condições para produção da oleaginosaOs municípios mais indicados para o cultivo da mamona nos Estados do Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte estão indicados no zoneamento agrícola publicado no Diário Oficial da União desta quarta, dia 22. As orientações de plantio da oleaginosa estão disponíveis nas Portarias nº 321 a 326.

O estudo aponta as condições necessárias para o cultivo da mamoneira, cujo fruto tem grande importância econômica pela produção do óleo extraído de suas amêndoas. Por apresentar tolerância à seca, a cultura é uma boa alternativa para diversas regiões do país. A planta adapta-se bem a temperaturas entre 20ºC e 30ºC.

A identificação das melhores áreas para o desenvolvimento da cultura foi baseada em características climáticas predominantes em cada Estado. Os técnicos do Ministério da Agricultura levaram em conta a média de chuva registrada na série histórica dos últimos 15 anos. Além disso, foi analisada a quantidade máxima de água que se acumula no solo, já que a mamoneira não se desenvolve bem em locais com drenagem deficiente.