A mudança de 40 pés para 47 seria oficializada em junho, ao término da dragagem de aprofundamento do canal, obra financiada por R$ 196 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O objetivo é ampliar a movimentação de cargas no Sul do Estado. Em sua porção interna, o trabalho está concluído: elevou a profundidade de 12 para 16 metros. Na parte externa, onde irá de 14 para 18, o calado está em 15,5 metros.
Com as cerca de cinco milhões de toneladas de soja sendo escoadas até o final de maio, terminais como a Tergrasa e Termasa, responsáveis por 80% do grão movimentado no Rio Grande do Sul, pressionaram para que a Superintendência do Porto de Rio Grande homologasse o novo calado de olho no sistema de bonificação bancada pelos importadores.
São os prêmios, positivos ou negativos, cotados em dólar e definidos pela bolsa de Chicago, nos Estados Unidos. O sistema engloba a eficiência do embarque e a qualidade do produto. A equação eleva ou diminui o valor pago pela saca de soja ao produtor gaúcho. Já o porto se beneficia por exportar mais volume e por ampliar a credibilidade internacional.
A partir da oficialização do aumento do calado pela Capitania dos Portos, os terminais ficarão habilitados a receber navios de tamanho proporcional, tornando o processo mais barato e rentável.
? Acresce 5% em capacidade de embarque, o que baixa o preço do transporte e melhora o prêmio ? comemora Guillermo Dawson, diretor-superintendente da Tergrasa e Termasa, ansioso pela homologação.
A previsão de mais US$ 16 milhões na economia gaúcha partiu dos próprios terminais de grãos.