Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aurora Alimentos cancela investimento em indústria de aves no Rio Grande do Sul

Decisão da empresa foi motivada por fatores institucionais e econômicosA Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora Alimentos) cancelou o projeto milionário para a construção de uma indústria de abate e processamento de aves em Carazinho, no norte do Rio Grande do Sul.

Em nota oficial, a Aurora Alimentos informou nessa quarta, dia 8, que a decisão foi motivada por fatores institucionais e econômicos, entre os quais o desligamento da composição societária, no início do ano, das cooperativas do RS Cotrijal (Não-Me-Toque), Cotrisoja (Tapera), Cotrisal (Sarandi) e Cotribá (Ibirubá).

O conselho de administração e a assembleia geral concluíram que não há base produtiva, cooperativas filiadas e produtores cooperados em número suficiente para justificar o empreendimento no Estado. Mas decidiu manter projeto idêntico em Canoinhas (SC), cujo anúncio foi feito simultaneamente ao do complexo do RS, em 2007.

A decisão surpreendeu o prefeito de Carazinho (RS), Aylton Magalhães. Para o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro), Rui Polidoro Pinto, a decisão da Aurora Alimentos foi baseada no momento crítico do mercado de carnes.

Entenda o caso

? Em outubro de 2007, a Aurora anunciou investimento de R$ 400 milhões em Carazinho, para a construção de uma unidade de abate e processamento de aves, frigorífico, incubatório, granja de matrizes e fábrica de rações.

? O projeto geraria 3,2 mil empregos diretos e indiretos.

? Em 2008, a prefeitura decretou a desapropriação de área de 42 hectares para a instalação da indústria, não comprada porque o município aguardava um aval da Aurora.

? No mesmo ano, a cooperativa suspendeu o investimento por tempo indeterminado devido à crise financeira internacional e à desvalorização do dólar. Apesar disso, o otimismo era grande até essa quarta, quando a indústria desistiu oficialmente do empreendimento.

 

Sair da versão mobile