Às 22h locais, 2h pelo horário de Brasília, a multidão que aguardava a festa que o Partido Democrata preparara para Obama no Parque Grant, em Chicago, no Estado de Illinois, explodiu em felicidade. Foi o momento em que a rede de TV CNN, que acompanhava delegado por delegado a disputa presidencial, projetou a vitória do democrata. Era 1 milhão de pessoas que se abraçavam e gritavam de alegria ? muitos negros choravam, emocionados.
Até então, faltavam 64 delegados para que Obama garantisse a vitória. Quando fecharam as urnas da Costa Oeste, as pesquisas de boca-de-urna indicaram que o democrata ganharia em importantes Estados, como a Califórnia ? com isso, garantindo o mínimo de 270 delegados necessários para levar a presidência. Por volta das 2h15min, pelo horário de Brasília, McCain reconheceu a derrota em Phoenix, no Arizona.
Quando os primeiros raios de sol surgiram no horizonte dos 50 Estados americanos nessa terça, dia 4, um exército de americanos estava a postos. Eles queriam ser os primeiros a votar em uma eleição que já está sendo descrita como épica e levou multidões às urnas, em longas filas. E que dava indicações de que seria o dia de Obama.
Nessa terça, ele juntou-se aos primeiros eleitores que foram às urnas em Chicago e votou com a mulher, Michelle, em uma escola elementar, às 7h30min locais. O casal foi votar acompanhado das filhas, Natasha e Malia. Ele levou cerca de 15 minutos para responder a todas as perguntas da cédula de votação no Estado de Illinois, que, além do presidente, previa também a eleição para a Câmara dos Deputados e para o Senado. Tirou fotos com os mesários e deixou emocionada Alice Walton, que verificou seu nome na lista de eleitores do distrito 23.
? Todo mundo aqui estava chorando ? contou Alice.
O candidato venceu a primeira disputa eleitoral do dia em duas pequenas localidades no Estado de New Hampshire, que abriram a votação logo após a 0h da terça-feira. O democrata derrotou o senador McCain por 15 votos a seis no povoado de Dixville Notch, enquanto os eleitores de Hart’s Location deram 17 votos ao democrata, 10 a McCain e dois a Ron Paul, um pré-candidato republicano de New Hampshire que foi derrotado por McCain nas primárias. O atual presidente, George W. Bush, venceu as eleições de 2000 e 2004 nas duas cidades.
Barack Obama aparentava estar na liderança também no voto antecipado, realizado por cerca de 30 milhões de eleitores em 30 Estados antes da terça-feira. Pesquisas indicavam que mais democratas do que republicanos anteciparam o voto nos Estados da Carolina do Norte, Colorado, Flórida e Iowa. Todos os quatro Estados votaram pelo republicano Bush em 2004.