Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Campanha da Fraternidade critica modelo de produção do agronegócio

Proposta de alteração do Códico Florestal, em análise na Câmara dos Deputados, também foi criticadaO aquecimento global e as mudanças climáticas são o assunto da Campanha da Fraternidade 2011, lançada nesta quarta, dia 9. No texto-base, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expõe as principais conclusões da ciência sobre o tema e a participação humana no problema, faz críticas ao modelo energético que ainda privilegia fontes fósseis, ao desmatamento e ao agronegócio.

Para a CNBB, o agronegócio é um dos principais responsáveis pelo desmatamento.

? O agronegócio vem cada vez mais exercendo pressão para abertura de novas áreas produtivas, ocorrendo inclusive mais desmatamentos. Isso realmente nos preocupa também ? afirma Luiz Carlos Diniz, secretário da Campanha Fraternidade.

A proposta de alteração do Código Florestal, em análise na Câmara dos Deputados, também foi criticada. Para a Conferência , o meio ambiente está em risco e, por isso, o assunto deve ser mais discutido antes de qualquer votação.

? Nós nos reunimos com técnicos do Ministério do Meio Ambiente e com representantes dos movimentos sociais para discutir formas alternativas em relação ao relatório. A nossa preocupação é que ele não seja votado de uma maneira superficial, muito apressada, porque as consequências podem ser bastante duradoras e graves ? pontua o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara.

Resposta
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), rebateu a campanha, e diz ‘estranhar’ a cultura de se reclamar quando não se vota ou se apressa uma votação.

? Nosso papel aqui é: primeiro trabalhar para que haja consenso para votar o maior número de matérias na Casa; segundo, fazer com que os principais temas de debate da sociedade venham para dentro do parlamento, sejam discutidos e entrem na pauta de votação da Câmara dos Deputados ? disse.

Sair da versão mobile