De acordo com a CBA, o consumo de mel no Brasil é um dos mais baixos do mundo. Cada brasileiro consome aproximadamente 120 gramas por ano, número muito inferior ao dos Estados Unidos, onde a média é de 1,5 quilo por pessoa, e de países europeus, nos quais o consumo ultrapassa três quilos por indivíduo.
A campanha visa disseminar entre a população os benefícios do mel, não apenas como produto medicinal, mas, sobretudo, como alimento. Rico em vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais e antioxidantes, o mel é um alimento versátil, que pode ser consumido puro ou como ingrediente especial da gastronomia.
Em Maceió, a campanha está focada num público especial: as crianças. A ideia é formar nos pequenos alagoanos, indutores de consumo, a cultura da alimentação saudável, com incremento do mel no cardápio.
A advogada Izabel Vasconcelos conta que o mel faz parte da dieta alimentar de sua família há três anos e já se tornou item indispensável no cardápio dos filhos.
? Diariamente, eles consomem mel, inclusive, por orientação médica, e as crises de rinite diminuíram muito. Hoje identificamos no mel não apenas um remédio, mas um ótimo complemento alimentar, fonte de energia e vitaminas ? relata a advogada.
Campanha
No “circuito do mel”, montado na Praça Central do Shopping Maceió, as crianças poderão participar de brincadeiras, atividades de pintura, gincanas e aprender, de forma lúdica, como funciona o processo de produção e de comercialização dos produtos apícolas. Por meio de um cinema montado dentro do circuito, os visitantes irão aprender sobre a organização, a conservação do meio ambiente e as consequências do desmatamento, além dos benefícios do mel para saúde.
? A ideia é que as crianças aprendam que o mel é um alimento nutritivo, gostoso e importante para seu desenvolvimento. Queremos quebrar o mito de que mel é apenas remédio. A programação está bem diversificada e animada e eles vão aprender de forma divertida ? destaca Rúbia Solange, coordenadora do Arranjo Produtivo Local Apicultura no Sertão (APL), coordenado pelo Sebrae em Alagoas.
Mel alagoano
O circuito também será uma oportunidade de divulgar o trabalho das cooperativas de produtores apícolas de Alagoas e incentivar o consumo de produtos locais. Em Alagoas, além do mel, as cooperativas produzem derivados como pólen, própolis vermelha, vinagre de mel e pimenta com molho de mel.
De acordo com a coordenadora do APL Apicultura, o mel alagoano tem como diferencial uma produção isenta de pesticidas e herbicidas e baixa umidade, o que permite mais qualidade e um sabor marcante.
? A região da caatinga é adequada para produção de mel silvestre e, além disso, por todas as qualidades já citadas, é possível obter, inclusive, uma certificação orgânica, que oferece ao consumidor um produto diferenciado ? diz Rúbia.
A ação conta com ainda com o apoio da Fundação Banco do Brasil, Governo do Estado e das associações de produtores locais.