Parte de uma lavoura de milho segunda safra, em Assis Chateaubriand, no Paraná, foi devastada pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias.
Paulo Roberto Formentini, filho do proprietário Janir Ivo Formentini, conta que o aguaceiro começou durante a madrugada da sexta, dia 23, por volta das 2h30. “Foi muita chuva em pouco tempo. Cerca de 140 milímetros em duas horas”, afirma. Para piorar, no domingo, dia 25, a fazenda sofreu com um novo temporal.
A estimativa é de que dos 300 hectares de plantio, pelo menos 35 hectares tenham sido afetados. “Não moro nesta fazenda, fomos avisados no dia seguinte. Mas não tem o que fazer, só esperar parar”, conta.
A família de produtores não vê muitas alternativas para contornar o problema. Agora, o que resta é esperar a colheita do milho segunda safra, para depois trabalhar a terra e preparar para o próximo plantio da soja. Segundo Paulo, ainda é cedo para calcular o prejuízo da produção afetada, mas ele estima em R$ 200 mil o investimento que será necessário para deixar a área agricultável novamente. Ele conta que a produção tem seguro, mas como o estrago maior foi na terra, não será acionado.
Veja mais imagens dos estragos